sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Proteccionismo versus comércio livre

1 - O proteccionismo é a política do Governo do país B que o legitima a proteger as suas empresas e os seus trabalhadores obrigando os produtos oriundos do país a pagar direitos aduaneiros.

2 - As formas de facilitação das exportações associadas ao proteccionismo  são : os subsídios  às exportações , o dumping e desvalorização da moeda são as menos transparentes porque passam por despercebidas dos consumidores.

3 - O protecionismo justifica-se temporariamente no caso das " industrias nascentes " porque, no início as empresas têm alguns custos e as vezes  muitos elevados e para que a produção tenha rentabilidade, é necessário  praticar preços mais elevados para justificar o seu lucro, porque se isto não acontecer a empresa pode cair em falência.

4 - O comércio livre é como uma associação que possibilita a livre circulação de mercadorias com reduzidas taxas alfandegárias , tanbém é o resultado de acordo mútuo entre os países envolvidos, que supostamente beneficia as empresas localizadas nesses países.
5 - Não tenho dúvidas porque o comércio livre benefecia de preços mais baratos.

Sem comentários:

Enviar um comentário