1. Indica os seis níveis do
processo de integração económica propostos por Bela Balassa.
Zona de
Comércio Livre
União
Adureira
Mercado
Comum
União
Económica
União
Monetária
União
Política
1945 – 1959-Uma Europa
pacífica – Início da cooperação
1960 – 1969- Os anos 60 – Um período de crescimento
económico
1970 – 1979- Uma Comunidade em expansão - O primeiro
alargamento
1980 – 1989- A fisionomia da Europa em mutação – A
queda do Muro de Berlim
1990 – 1999- Uma Europa sem fronteiras
2000 – 2009- Mais expansão
A partir de 2010- Uma década de oportunidade e
desafios
3. Verifica que o grande objectivo do processo de integração económica na Europa foi a paz, e doutra forma não seria possível alcançar o desenvolvimento económico de que desfrutamos hoje. Copia os títulos associados a cada década da construção europeia.
2000 – 2009- Mais expansão
O euro torna-se a nova moeda de muitos europeus. O dia 11 de
setembro 2001 marca o início da «guerra contra o terrorismo», depois do desvio
de aviões que se despenharam contra edifícios de Nova Iorque e Washington. Os
países da UE começam a colaborar de uma forma muito mais estreita para combater
a contra a criminalidade. As divisões políticas entre a Europa de Leste e a
Europa Ocidental são finalmente ultrapassadas e dez novos países aderem à UE em
2004, seguindo-se dois outros em 2007. Em setembro de 2008 uma crise financeira
assola a economia mundial, resultando numa cooperação económica mais estreita
entre os países da UE. O Tratado de Lisboa é ratificado por todos os países da
UE antes de entrar em vigor a 1 de dezembro de 2009, proporcionando à UE
instituições modernas e métodos de trabalho mais eficientes.
4. Justifica o insucesso relativo de outras experiências de integração quando comparadas com a europeia.
O insucesso de outras experiências de integração quando comparadas com a europeia é porque na europa os países produzem diferentes tipos de produtos e assim tem o privilegio de usufruir de diferentes produtos enquanto que na america os países produzem quase o mesmo tipo de produto e assim não podem usufruir de diferentes tipos de produtos
- Encontramo-nos,
ninguém ignora, num momento crucial da construção europeia. Por um lado, a
União Europeia prepara-se para efectuar o seu maior alargamento de sempre.
Por outro, prossegue o propósito de se aprofundar, chamando a si o
exercício de competências até agora consideradas do domínio reservado e
exclusivo das soberanias nacionais. Penso na política externa, na defesa e
na justiça e assuntos internos.
Presidente da República, Jorge Sampaio, 28 de Junho de 2002
5. Distingue alargamento de aprofundamento.
O alargamento são mais países e aprofundamento são mais
politicas comuns.
6. Discute em que medida o processo de integração económica significa "perda de soberania".
6. Discute em que medida o processo de integração económica significa "perda de soberania".
Quando uma assembleia se integra noutro conselho ele perde
algum poder para poder gerir o país.
7.
7.
- "Sempre
que se procura uma justificação para a integração europeia, existe a
tendência para se olhar para trás. Ressalta-se que a integração europeia
baniu o fantasma da guerra do antigo continente. E, de facto, a integração
europeia conseguiu que a Europa usufruísse do mais longo período de paz e
prosperidade desde há muitos séculos.
Mas esta perspetiva, apesar de correta no seu todo, também é incompleta. Existem tantas razões para se lutar por uma "união estreita" na Europa hoje como havia em 1945 e estas são todas orientadas para o futuro."
Jean-Claude Trichet foi Presidente do Banco Central Europeu (2003-2011)
a) Identifica os motivos apontados por Jean-Claude Trichet para justificar uma "união (mais) estreita" na Europa.
Jean-Claude Trichet quer uma união mais estreita porque se um
país sofrer dificuldades esse páis pode
ser mais facilmente ajudado pelos outros.
b) Discute se esta "união (mais) estreita" na Europa significa, ou não, perda de soberania para os Estados-Membros.
b) Discute se esta "união (mais) estreita" na Europa significa, ou não, perda de soberania para os Estados-Membros.
8. O Gráfico abaixo ilustra uma
consequência da integração económica na vida dos jovens da União.
Número de anos de escolaridade que uma criança na idade de entrar para a escola pode esperar receber se os padrões vigentes de taxas específicas por idade de inscrição persistirem ao longo da vida da criança, UNESCO (2011).
Número de anos de escolaridade que uma criança na idade de entrar para a escola pode esperar receber se os padrões vigentes de taxas específicas por idade de inscrição persistirem ao longo da vida da criança, UNESCO (2011).
As políticas comuns na educação levaram a que na generalidade dos países da UE, de uma criança que entre hoje para escola se espere que ela conclua 16 anos de escolaridade (12º ano + 4).
Comente a necessidade de uniformização da escolaridade, e suas implicações, tendo em vista a liberdade de circulação do trabalho.
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