quarta-feira, 2 de outubro de 2013

A Mão Invisível de Adam Smith Carlos Silva e Pedro Pais

1. O que entendes por “Mão Invisível”?
   Mão invisível foi um termo introduzido por Adam Smith em "A Riqueza das nações" para descrever como numa economia de mercado, apesar da inexistência de uma entidade coordenadora do interesse comunal, a interação dos indivíduos parece resultar numa determinada ordem, como se houvesse uma "mão invisível" que os orientasse.

2. Sob certas condicionantes restritivas, uma economia concorrencial é eficiente. Explicita o que se entende por uma economia produzir eficientemente.
   Uma economia que produz eficientemente é uma economia que consegue produzir para uma determinada empresa sem prejudicar outra.


3. Se a “Mão Invisível” funcionar eficientemente, a intervenção do Estado na economia quase de certeza que é prejudicial. Justifica.

  Se a mão invisível funcionar correctamente  nas falhas de mercado, externalidades ao mercado ou repartição do rendimento, a doutrina da mao invisivel de Adam Smith deixa de funcionar e o governo será tentado a corrigir. Mas sem esses três factores, a mão invisível de Adam Smith funciona na perfeição, sem ser preciso  a intervenção do estado.

4. Identifica os três motivos que Samuelson refere de alcance limitado para a doutrina da “Mão Invisível”.

   Falhas de mercado- tem a ver com os monopólios e outras formas de concorrência imperfeita. Externalidades ao mercado- externalidades positivas como as descobertas cientificas e negativas como a poluição, repartição do rendimento- politica eticamente incorrecta.

Sem comentários:

Enviar um comentário